(15) 98188-8449
25/10/2024 - Carros seminovos
Já deu uma olhada nos possíveis custos de manutenção do carro seminovo que pretende comprar? Pois é, esse é dos pontos que você deve avaliar antes de trocar de veículo: a diferença nos custos de revisão entre carros seminovos e carros novos.
Tá, mas como fazer isso, na prática? Vamos mostrar agora nesse material que preparamos para você, como analisar os custos de manutenção de carros seminovos em comparação aos novos.
Revisões de carros novos: Obrigatórias e tabeladas
Ao comprar um carro zero, as revisões são obrigatórias para manter a garantia de fábrica. Essas revisões precisam ser feitas em concessionárias autorizadas e seguem uma tabela de preços fixada pela montadora. Normalmente, os intervalos das revisões acontecem a cada 10.000 km ou 12 meses (o que acontecer primeiro).
Esses valores podem variar dependendo da marca e modelo, mas, em geral, por ser obrigatória ser feito em concessionária, os valores acabam sendo mais altos e menos vantajosos.
Revisões de carros seminovos: Flexibilidade e preços variados
No caso dos carros seminovos, a flexibilidade é maior. Como o carro já passou pelo período de garantia, você não é mais obrigado a realizar as revisões em concessionárias autorizadas, podendo levar no seu mecânico de confiança. Isso por si só já representa uma economia, porque como citamos anteriormente, as concessionárias tendem a cobrar mais caro pelos serviços.
Os custos de revisão em um carro seminovo variam conforme o estado de conservação e a quilometragem do veículo. Carros que foram bem cuidados pelos donos anteriores, com histórico de manutenção completo, tendem a precisar de menos reparos e revisões mais baratas.
Peças de reposição: Novas x seminovas
Outro ponto que afeta os custos de revisão é o preço das peças de reposição. Para carros novos, as peças são sempre originais e fornecidas pela própria montadora, o que costuma deixar mais cara a manutenção. Já para carros seminovos, você tem mais opções de escolha, como peças originais, paralelas ou até recondicionadas, na prática, vai te gerar uma boa economia.
Além disso, dependendo do modelo do carro seminovo, as peças podem estar mais acessíveis no mercado, pois já são fabricadas há alguns anos, ao contrário dos carros novos, cujas peças ainda são novidade e acabam sendo mais caras.
Manutenção preventiva: A chave para economizar com seminovos
Um dos segredos para manter os custos de revisão de um carro seminovo baixos é investir na manutenção preventiva. Isso inclui trocas regulares de óleo, checagem de pneus, sistema de freios e revisão de itens de segurança. Ao seguir o cronograma de manutenção, você evita problemas maiores e mais caros no futuro. Alinhe bem isso com seu mecânico para manter seu carro sempre em ordem.
Comparação de custos: Carro novo x seminovo
De forma geral, os carros seminovos têm custos de revisão mais baixos que os novos, sabe por que? Porque, no carro novo, há a obrigação de manter as revisões dentro da rede autorizada para garantir a cobertura da montadora. Já no seminovo, você tem mais liberdade de escolha de onde fazer as revisões, além de poder negociar o preço das peças e da mão de obra.
Ficou mais fácil agora de decidir? Sei que, a essa altura do campeonato, sei já escolheu o seu próximo carro e está só tirando as últimas dúvidas.
Então, bora fazer uma simulação de financiamento ou falar com nosso time de consultores:
https://www.auto7class.com.br/financiamento
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.